Orquestra de Bandolins da Madeira

A Orquestra de Bandolins da Madeira pertence à Associação Recreio Musical União da Mocidade. Nasceu com a fundação da Associação em 18 de Fevereiro de 1913, e tem sede na Freguesia de São Roque, Funchal – Madeira.

Constituída por mais de duas dezenas de músicos locais, na sua maioria jovens todos formados nas escolas da colectividade . Possui um vasto património musical e vem realizando mais de meia centena de concertos, anualmente. Em finais dos anos vinte, a criatividade e empenho do então maestro Ernesto Serrão, contribuíram decisivamente no relançamento qualitativo da orquestra, que dirigiu desde 1924 até finais de 1935.
Sem nunca interromper a actividade, a orquestra chega aos anos setenta, altura em que pela primeira vez estende o ensino da música ao sexo feminino, criando uma nova dinâmica que desde então vem envolvendo toda a colectividade.

Orquestra da Bandolins da Madeira

Em 1987, organiza o 2º. Encontro Regional de Tunas e Orquestras de Bandolins, participando também em todos os que já se realizaram. Em 1993, desloca-se a Santarém – Portugal, para realizar um concerto alusivo ao 47º aniversário da Orquestra Típica Scalabitana. Obtém a primeira internacionalização em Abril de 1994, ao participar no V Festival Internacional de Orquestras “Francisco Tárrega” em Valência – Espanha.

Em Fevereiro de 1996, por ocasião do 83º. Aniversário da Instituição, edita o primeiro CD, intitulado “A Bem da Arte” , e em 1998 o segundo “A Bem da Arte II”.
A convite da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, realiza em Abril de 1999, um Concerto na Capela Museu Machado de Castro e outro no Teatro Gil Vicente.
Em Novembro lança o terceiro Compact Disc intitulado “Bandolins”.
No ano de 2001, realiza um Intercâmbio Cultural com o “Ensemble de Mandolines de Bigorre” – França

Em Maio de 2002 a Orquestra de Bandolins realiza uma tournée pelo Sul de Inglaterra realizando oito Concertos em, Weston Super Mare, Bristol, Bath, Wells, Salisbury, Portsmouth, Maidenhead e na Capela de St. Georges em Windsor, este último integrado nas comemorações oficiais do Jubileu da Rainha de Inglaterra.
Em Junho de 2004, edita o primeiro DVD, gravado por ocasião do Concerto comemorativo do 91º. Aniversário.

Em Abril de 2005, realiza um Concerto no Mosteiro dos Jerónimos, integrado nas comemorações dos 500 anos do Monumento. Em Agosto, participa no XXXIX Festival Internacional de Música de Plectro de La Rioja, Logroño, Espanha. Em Julho de 2006, participa no VI Festival Internacional de Orquestras de Bandolins em Remiremont, França. Em 22 Setembro 2007, realizou um concerto no Teatro de DIE BUHNE, na cidade de St. Polten, Áustria, no âmbito do Festival Hofe. Eurico Martins é responsável pelas Escolas de Música e dirige a Orquestra desde 1992.

Director Artístico/Responsável: Eurico Martins