Orquestra de Bandolins do Gabinete Coordenador de Educação Artística

A Orquestra de Bandolins do Gabinete Coordenador de Educação Artística foi criada em 1989 pela Secretaria Regional de Educação através do Gabinete Coordenador de Educação Artística e é composta por 20 jovens bandolinistas. Os instrumentos que integram esta Orquestra são: bandolins, bandolas, bandoloncelo, violas e contrabaixo. O seu repertório inclui músicas dos vários géneros: clássico, tradicional e ligeiro.

Por ocasião das comemorações do Dia da Região Autónoma da Madeira na Expo’98, esta Orquestra foi convidada a integrar o programa de animação, realizando um concerto na Doca dos Olivais em conjunto com o Coro de Câmara da Madeira.
Por ocasião do VII Festival Internacional de Música para Jovens, Gaia/99, esta Orquestra foi convidada a participar e nesta data apresentou-se também no programa televisivo “Praça da Alegria”.

Em Maio de 2001, foi convidada a participar no 1.º Festival de Música em homenagem a Luís Marques Aleixo em Esmoriz, concelho de Ovar.
No seu historial consta a edição de uma cassete, gravada com o apoio da RDP/Madeira, a gravação de um CD com os grupos musicais do Gabinete Coordenador de Educação Artística, e a gravação de um CD com o grupo Coral do Arco da Calheta, o qual tem um repertório baseado em música tradicional.

No ano de 1999 integrou o CD duplo com os grupos musicais do GCEA, editado pela Secretaria Regional de Educação. Integrou ainda no ano lectivo de 1999/2000 o CD “Cânticos Religiosos do Natal Madeirense” editado pela DRAC, e no ano lectivo de 2000/2001 o CD “Cânticos Religiosos do Natal Madeirense II”, editado pela Secretaria Regional de Educação.

Orquestra de Bandolins do Gabinete Coordenador de Educação Artística

Em Abril de 2004, participou no XII Festival Internacional de Música para Jovens, Gaia 2004 – Porto, tendo como Director Artístico Norberto Cruz. Nesta data realizou ainda um concerto na Sociedade Musical de Santa Cecília, em Aveiro.

Em 2005 participou na gravação de um DVD comemorativo do 25º aniversário do GCEA.

Esta Orquestra tem a sua base educativa no grupo de bandolins do GCEA – Centro de Expressões Artísticas, que é frequentado por cerca de 45 crianças e jovens, cujo principal objectivo é incentivá-las para a prática deste instrumento, aumentando os seus conhecimentos teóricos e práticos da música, de repertório e géneros musicais. Desde a sua origem e até 2005 teve como Director Artístico Virgílio Caldeira. Desde o ano lectivo 2005/2006 a direcção artística é da responsabilidade da Prof.ª Teresa Leão, coadjuvada pelas Prof.as Marilia Rodrigues e Neusa Abreu.

Director Artístico/Responsável: Teresa Leão